segunda-feira, 29 de agosto de 2011

[Info] Os principais estilos dentro de Lolita

Gothic Lolita
É o estilo Lolita de longe o mais conhecido. É aquele que nos chama atenção para a moda lolita por estar tão bem divulgado. O principal divulgador do estilo foi Mana, membro da banda Malice Mizer, que criou, em 1990 a marca Moi-même-Moitié e o conceito de EGL (elegant gothic lolita). Graças a popularidade de Mana o estilo sofreu um boom na década de '00.



O estilo Gothic Lolita é caracterizado pelo uso de motivos que normalmente se encontram no estilo gótico do ocidente mas utilizado de uma maneira mais doce. É por isso comum verem-se cruzes, morcegos entre outros elementos do gótico ocidental. Utiliza o preto e branco como esquema cromático comum mas também inclui outras cores como o vermelho, azul ou roxo, sempre em tons escuros. A maquilhagem usada é um pouco mais pesada que nos outros estilos recorrendo aos olhos "esfumados" e algumas vezes ao batom vermelho, tentando manter sempre um look natural e sem estar demasiado exagerado. É também mais fácil de encontrar itens, por exemplo em lojas de artigos góticos, mas muitas vezes pode ser mal conseguido exactamente pelo facto de os artigos vendidos nestas lojas não serem, normalmente, de boa qualidade.


Sweet Lolita
Actualmente igualmente popular é o estilo Sweet Lolita. É um estilo influenciado principalmente pela época Rococo e Victoriana. Também pode ser chamado de ama-loli sendo "ama" uma palavra para doce em japonês.


Como o nome indica é um estilo extremamente doce e usa e abusa de cores vivas e de prints (estampas dos vestidos) com bolos, animais fofos ou histórias de encantar (cinderela, bela adormecida, alice no pais das maravilhas etc). A sua palete de cores vai desde o rosa, o azul e o branco ou até mesmo o verde-menta, o amarelo e o lavanda.
É o estilo mais "infantil" exactamente pelas cores e prints que utiliza e por ser o estilo com as saias mais volumosas e onde se encontram mais rendas e folhos. A sua maquilhagem é doce utilizando frequentemente o rosa e o pêssego.
Algumas marcas que vendem este estilo são a Angelic Pretty, a BABY, the stars shine bright e a Metamorphose temps de fille.


Classic Lolita
Considerado um estilo entre o Gothic e o Sweet, o Classic Lolita é um estilo mais suave que ambos.



Utiliza cores mais suaves, por exemplo pasteis, beges ou castanhos e as suas prints, quando existentes, são normalmente padrões florais.
É um estilo que tem menos rendas e folhos que o Sweet e a forma dos vestidos é mais elegante e com saias menos volumosas, mas continuando a manter-se a forma Lolita.
É por isso considerado um estilo mais "maduro". A maquilhagem é ainda mais suave que a utilizada em Sweet dando um grande ênfase à maquilhagem de aspecto natural.
As marcas que mais caracterizam o estilo são a Innocent World, a Mary Magdalene e a Victorian Maiden.


Punk Lolita
Um estilo dificil de conseguir que, tal como o gothic, se baseia num estilo ocidental: o Punk.



É basicamente uma união de elementos punk como tachas, padrões tartan, correntes, pins e tecidos com ar "desfeito" sem nunca descuidar a silhueta Lolita e a forma de sino da saia. É um estilo dificil de conseguir porque muitas vezes se baralha com o punk ocidental. Botas de plataforma e creepers são comuns em outfits Lolita. Vivienne Westwood, ícone da moda Punk cria muitas vezes peças que são utilizadas na moda lolita, em especial no estilo Punk. Os famosos sapatos Rocking Horse foram uma criação desta estilista e são muito comuns na moda Lolita.
Podemos encontrar este estilo em marcas como a Putumayo ou a H+Naoto.


Hime Lolita
Hime significa Princesa em japonês e como o nome indica é um estilo que remete para o tipo de roupas que uma princesa usaria.



É um estilo que também é dificil de conseguir por exigir que tenha uma combinação muito bem feita. É um estilo exagerado remetendo para as princesas europeias (mais propriamente da época do Rococo). Os elementos mais comuns são a tiara e as saias com "bustle" o rosa é a cor mais utilizada por ser uma cor mais feminina mas o azul também é comum.


Country Lolita
O Country Lolita é um estilo que é visto mais frequentemente no verão exactamente pela temática que o originou.



Podemos imaginar o Country como um estilo que uma lolita usaria para um passeio no campo ou um piquenique. É muitas vezes confundido com o Sweet por também usar doces nas suas prints e ter os seus items como muitas rendas e folhos. No entanto distingue-se deste pelo uso de padrões gingham, de prints com frutas de verão (morangos, cerejas, etc), de meias pelo tornozelo e de objectos como os cestos e chapéus de palha. Por ser um estilo característico de Verão é aquele em que é mais geralmente aceite a falta de camisa por baixo de um Jumperskirt.
A maquilhagem usada é parecida com a de Sweet sendo que normalmente se utiliza blush para dar o aspecto de "corada pelo sol".


Kodona
Kodona é, para mim, o estilo mais difícil de conseguir. É muitas vezes misturado com um "dressed up" ou um formal comuns. Kodona, generalizando assim os "male-styles" é um estilo que é mais utilizado pelos rapazes mas claro que não impede uma rapariga de o usar.



É o estilo que mais difere em forma de todos os estilos porque em vês de se utilizarem saias e vestidos, um outfit Kodona é composto por uma camisa folhada, colete, calças curtas ou calções, meias altas (normalmente pelo joelho) e boinas. Tem de demonstrar um estilo elegante sem parecer um fato ocidental. As cores que são mais utilizadas são o preto, o vermelho escuro, o azul e o branco.
Uma das marcas que vende roupas Kodona é a Alice And The Pirates.


Kuro e Shiro Lolita
Como são basicamente o mesmo (mas ao mesmo tempo opostos) achei que ficariam bem juntos numa só categoria.



Sendo Kuro a palavra japonesa para preto e Shiro a para branco torna-se fácil entender estes dois estilos. Kuro e Shiro Lolita são estilos que têm as mesmas formas que um estilo Sweet ou um estilo Gothic mas são constituídos de outfits completamente pretos ou brancos respectivamente. Mas atenção, para um outfit ser considerado Kuro ou Shiro é necessário que todo o outfit seja dessa cor. Isto inclui sapatos, acessórios, mala, etc. Um outfit Kuro ou Shiro que tenha uma peça de uma cor diferente rapidamente deixa de ser classificado como tal. São também estilos que podem ter duas classificações no mesmo outfit. Isto é, um outfit Shiro (por exemplo) pode ser considerado Gothic (se tiver elementos para tal) mas um outfit Gothic só pode ser considerado Shiro de todos os elementos forem totalmente da cor branca.


Sailor Lolita
Como o nome indica, é um estilo que é inspirado em motivos náuticos e não deve ser confundido com os Seifuku, uniformes das escolas secundárias japonesas que são também eles inspirados pelos uniformes náuticos.



Um estilo inspirado pelos uniformes dos marinheiros, o Sailor Lolita é normalmente composto por saias ou vestidos com riscas náuticas, golas de marinheiro, pequenas gravatas (ou laços), chapéus de marinheiros, etc. Normalmente não são utilizadas prints mas são comuns os acessórios com motivos náuticos como ancoras ou lemes.
As cores mais utilizadas são o azul escuro, o preto e o branco. A partir do estilo Sailor foi criado outro estilo: o Pirate Lolita que tal como o nome indica apesar de manter o estilo náutico diferencia-se do sailor por tentar simular uma pirata lolita.

Wa-lolita
O prefixo "wa" é utilizado na língua japonesa para denominar algo de origem japonesa.



O Wa-lolita é um estilo inspirado nos quimonos japoneses. Utiliza normalmente um Top ou uma parte de cima inspirada nos tradicionais quimonos mas a parte de baixo tem a forma de uma saia lolita comum. Os sapatos utilizados neste estilo são normalmente plataformas mas também é comum utilizar-se Zoris que são os sapatos tradicionais japoneses que se costumam usar com kimonos. Os acessórios de Wa-lolita são os que são normalmente utilizados em festas tradicionais japonesas mas também são utilizados acessórios de Lolita.


Texto da autoria de Elisa Brandão
Arte da autoria de Carnet Atelier

Sem comentários:

Enviar um comentário