terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conheça a "Nessi"

Nome: Inês
Idade: 18 anos de idade
Localização: Lisboa
Ocupação: Estudante

1.Há quanto tempo começaste a adoptar o estilo lolita? Não me
considero para já uma praticante do estilo lolita porque ainda não
tenho o guarda-roupa apropriado, mas sigo alguns princípios associados
ao mesmo na minha maneira de vestir do dia-a-dia, desde à
aproximadamente um ano.

2.Se pudesses pedir 3 desejos agora mesmo, o que pedirias?
1.Independência financeira que me permitisse adquirir com mais
facilidade roupas de estilo lolita.
2.Fazer uma viagem ao Japão, mais precisamente a Tóquio, para
compreender a mentalidade e relação da sociedade com a moda, os
estilos individuais de cada um e claro, como é lá encarado o estilo
lolita.
3.Que houvesse/voltasse a haver lojas lolita em Portugal, nem que fosse só para as visitar!

3.Achas que o estilo lolita pode ou deve ser encarado como moda
regular ou apenas como algo usável em eventos muito próprios (encontros lolita, encontros ligados à cultura moderna japonesa...)?
Há situações e situações, acho que lolita podia ser encarado como uma moda regular, embora cada um deva ter em conta o meio em que se encontra e até que ponto será apropriado aquilo que escolhe vestir.
Para mim, lolita pode ser adaptado a situações informais e de
dia-a-dia mas também para momentos informais.

4.O que é que te atrai na moda lolita? E o que te chateia mais? Uma
parte dos meus gostos identifica-se completamente com o ideal estético
da moda lolita, uma outra forma de ser elegante e feminina, sem se
tornar vulgar e ordinário como infelizmente é o que se vê mais hoje em
dia. Para além da óbvia influência do traje victoriano e do estilo do
século XIX que eu adoro; e claro, o fascínio de me poder vestir como
uma boneca ou princesa, acho que qualquer rapariga tem esse desejo
pelo menos uma vez na vida! O que mais me chateia é sem dúvida o preço
das peças que tornam o estilo não tão acessível com desejávamos,
apesar de ser compreensível.

5.Se tivesses de escolher um ou dois estilos que te são mais
próprios,quais seriam?
Classic, mas também gosto de um gothic ou sweet
mais elegantes, sem ser demasiado pesado ou infantil.

6.Dentro de todas as peças que tens no armário, qual é a tua favorita?
Tenho muito poucas peças lolita no meu armário com já disse, mas gosto
do vestido mais recente que fiz pela combinação das cores, rosa X
castanho, e a print com a temática Gato das Botas que lembra gravuras
de um conto infantil.

7.Dentro de todas as peças lançadas no mercado, qual é no momento
aquela que mais desejas?
Vejo sempre tanta coisa tão bonita que não
consigo eleger uma única peça! No entanto, gostava de ter um vestido
tipo "boneca" como este [Link] da marca Innocent World; e como gosto sempre de vestidos com temática de contos
de fadas, gostava de ter um desse género. A marca Alice and the
Pirates tem inúmeros artigos desse género, como a série "Scent of
Rapunzel" [Link]

8.O que é que pensas da evolução da comunidade do teu país durante os
4 anos da existência da Egl Portugal?
Entrei para a comunidade
recentemente mas do que já assisti penso que não houve uma evolução
significativa, continua-se a promover o estilo, mais pessoas se
mostram interessadas em saber mais, mas poucos são os que ficam para
que se possa passar a um outro nível. Já muito se fez para promover o
estilo junto do público em geral graças a pessoas que têm um grande
amor por lolita, por isso espero que mais gente assim apareça para
permitir que a comunidade continue a evoluir.

9.Há quanto tempo fazes parte da Egl Portugal? À pouco mais de 1 ano.

10.Existe alguma personalidade ligada a lolita ou lolita que te
fascine ou inspire?
Não tenho nenhum modelo ou ídolo em particular mas
admiro as lolitas que sabem dar personalidade e individualidade aos
conjuntos que vestem e fazê-lo com um bom sentido de estética. No
futuro também quero saber vestir-me assim e muitas lolitas da
comunidade portuguesa são uma grande inspiração para mim!

11.Achas que o estilo lolita é um estilo que é bem aceite pelo público
em geral?
De todo! A mentalidade dos portugueses em geral é ainda
bastante conservadora e fechada e quando qualquer coisa foge à regra é
vista com desconfiança e desaprovação. O estilo lolita não é excepção,
apesar de ter um ar mais "simpático" e despertar a curiosidade das
pessoas. É lamentável que até entre jovens, que deviam ser mais
abertos às novidades, isso aconteça mas tenho esperanças que isso
venha a mudar nos próximos anos devido à globalização e acção da
internet e redes sociais.

12.O que achas que pode ser feito pela Egl Portugal para atingir o
próximo passo para a promoção do estilo em Portugal?
O estilo lolita
estando não só associado à cultura pop japonesa mas também à moda,
deveria ser mais promovido e divulgado junto dos meios que lidam com
essa indústria bem como dos adeptos de estilos alternativos e os
interessados na moda.

13.Qual a mensagem que gostarias de deixar às lolitas portuguesas e/ou
fãs do estilo?
Para as fãs: se gostam vistam! Não liguem a comentários infundados de quem não sabe do que fala, façam aquilo que se sentem bem a fazer e,
neste caso, a vestir. E se por vezes é um pouco difícil de começar,
não desistam, porque eu também ainda não desisti; há sempre
alternativas é só descobrirem-nas.
Para as lolitas: agradeço imenso a todas pelo encorajamento e
inspiração que mostram a pessoas como eu e que continuem a fazer da
comunidade um sítio agradável e de aprendizagem, também quero
contribuir para isso!


Muito obrigada por teres aceite responder às nossas questões. Foi um prazer entrar no teu mundo por uns instantes.

Visita-nos em: www.eglportugal.pt.vu!

Sem comentários:

Enviar um comentário