sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

[Espaços] Castella do Paulo

Em pleno centro histórico da cidade de Lisboa, encontra-se o salão de chá luso-japonês “Castella do Paulo”. Já bastante conhecido ente as lolitas, este espaço propõe-se a servir iguarias da pastelaria portuguesa e japonesa, entre elas a famosa castella.

Quando em 1543 os primeiros portugueses chegaram ao Japão, iniciaram logo campanhas de evangelização das populações que consigo trouxe, entre outros, novos hábitos alimentares, hábitos esses que se fundiram na gastronomia japonesa e ainda hoje perduram. Originalmente o que chegou ao Japão terá sido um dos muitos tipos de pão-de-ló que se começou a chamar KASUTERA (castella) cuja origem remete, numa das teorias mais aceites, ao facto do bolo ser preparado com claras em castelo. Ao longo do tempo a castella foi sendo modificada e adaptada ao gosto dos japoneses sem nunca perder a fama de ter sido trazida pelos japoneses.
Hoje em dia oferecer castella é sinónimo de respeito e verdadeira amizade sendo comum nos casamentos os noivos agradecerem aos convidados a sua vinda com uma oferta de castella.
Paulo Duarte, pasteleiro, viajou por vários países europeus para conhecer a sua pastelaria e acabou também por trabalhar no Japão onde aprendeu a confeccionar castella. Em 1996 abre uma fábrica no Seixal dedicada à produção de castella de bolos de aniversário e desde 2003 que se encontra aberto um balcão de venda directa ao público em Lisboa.
Recomenda-se vivamente uma visita a este espaço, quer pela sua localização quer pelas iguarias que não deixam ninguém indiferente.


Informação adicional:
Morada:
Castella do Paulo, Pastelaria, Lda.
Rua da Alfândega, 120
1100-016 Lisboa
Telefone:
Tel: 21 888 00 19
Telm: 914 993 453
E-mails:
castelladopaulo@gmail.com
geral@castella.pt
Site:
http://www.castella.pt/
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª 7.30h às 19.30h
Sábado 12.00h às 19.30h
Encerra ao Domingo e Feriados

Artigo escrito por Inês Catana

2 comentários:

  1. Que giro, gostava de conhecer este local! Ás tantas ainda vou utilizar esta informação para uma pesquisa de um trabalho. Obrigada pelo post Inês! ^^

    ResponderEliminar
  2. um historial deveras interessante! sou de Lisboa e nunca fui ao Castella, mas agora fiquei com a certeza que tenho mesmo de experimentar! :) bom trabalho Inês!

    ResponderEliminar