sexta-feira, 24 de maio de 2013

[Revistas] Kera, Kera Maniax e Gothic&Lolita Bible

A KERA começou por ser uma revista de "street snap" e o nome original era "KEROUAC". Esta revista foi lançada em 1998, o mesmo ano em que outra famosa revista de street snaps foi lançada, a FRUITS. O nome acabou por ser encurtado em 2000 para KERA.
A revista focava principalmente estilos ligados à música combinados com fotografia estilo documentário da cultura de designer de Harajuku que incluia marcas ligadas aos estilos cyber e de fantasia como a Fotus, W & lt e a cyberdog e estilos mais femininos e punk que apareciam na revista CUTIE. Marcas já estabelecidas e famosas como a Milk e a Ba-tsu foram começando a ser vistas de forma diferente e coordenadas de maneiras também diferentes até então visto que a revista as apresentava juntamente com outros items de marcas mais recentes que eram usadas de outras maneiras também.
Com a popularidade do visual-kei a aumentar - e com um crescente número de bandas e artistas novos - também aumentou a necessidade de ter uma revista que reflectisse a cultura e a moda que estava a km de distância daquilo que era visto no mercado comercial que prevalecia na altura. A revista Gothic & Lolita Bible foi lançada no ano de 2000 inicialmente como uma edição especial da KERA e foi a primeira revista dedicada aos estilos Gothic e Lolita. De entre os seus artigos e fotografias normais podemos destacar fotos do Mana, artigos sobre a história do estilo gótico, dicas para penteados e maquiagem bem como exemplos dos lançamentos de marcas tão diversas como a Metamorphose temps de fille, Victorian Maiden e Black Peace Now.



A KERA Maniax foi lançada em 2003 com foco num estilo e em roupas ainda mais "dark" bem como referências e foco em estilos e elementos culturais internacionais como a vida e arte de Lewis Carroll, Bjd (ball-joint dolls) e entrevistas com icons como a Courtney Love (uma fã da KERA Maniax). Mesmo assim as capas da revista conseguem juntar sempre esse lado mais "dark" com o típico kawaii japonês.
Em Fevereiro de 2008 foi lançada a versão em inglês da Gothic & Lolita Bible que, devido à procura tem sido um autêntico sucesso.
No volume 4 temos uma pequena representação portuguesa (Redtonic) em uma das páginas:


Infelizmente, devido às fracas vendas, a versão traduzida da Gothic & Lolita bible terminou após o 4º número.
Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre estas revistas e que sigam o nosso blog.

Qual a vossa publicação favorita!

1 comentário:

  1. É uma pena a versão traduzida da GLB ter acabado, mas pelo menos ainda comprei uma já há uns bons anos. Por coincidência, é aquela em que a Redtonic aparece (yay!). É pena que não tenha o conteúdo que tem a japonesa, mas essa apesar de todo o conteúdo no meu caso é impossivel de perceber o que quer que seja, mas o ponto positivo é que tem uma enorme quantidade de fotos e dentro desse grupo de revistas, é provavelmente a minha favorita.

    Mineko

    ResponderEliminar