sábado, 23 de abril de 2011

Conheça a "redtonic"

Nome: Joana
Idade: 27 anos de idade
Localização: Porto
Ocupação: Professora

1.Há quanto tempo começaste a adoptar o estilo lolita? Não sou daquelas pessoas que segue as coisas tintim por tintim numa linha temporal… se calhar uns 6 anos?

2.Se pudesses pedir 3 desejos agora mesmo, o que pedirias? 1. Voltar atrás no tempo e descobrir Lolita quando era adolescente.
2. Conseguir com um estalar dos dedos estar rodeada de apenas pessoas que encaram o estilo como algo sério e que têm um bom coração.
3. Ter uma vida económica mais estável. Pensar e repensar tudo com base em valores monetários de certas coisas e actividades realmente limita imenso as nossas escolhas e apesar de não ser tudo (como diz a gíria popular), o dinheiro traz realmente felicidade.

3.Achas que o estilo lolita pode ou deve ser encarado como moda regular ou apenas como algo usável em eventos muito próprios (encontros lolita, encontros ligados à cultura moderna japonesa...)? Acho que cada um sabe de si embora não pense que, começar a seguir Lolita se só se vai encarar a roupa como um “costume”, seja a forma mais positiva de encarar o estilo. Se assim fosse, obviamente, as roupas não seriam nem tão bem feitas, nem tão dispendiosas. Lolita é uma moda regular mas as pessoas também devem saber vestir-se consoante a ocasião e de forma a evitar mais mazelas feitas pelo ambiente social em que estamos inseridos (e convenhamos que não vivemos no país mais liberal no que toca a mentalidades).

4.O que é que te atrai na moda lolita? E o que te chateia mais? O que me atrai na moda Lolita é simplesmente o look do estilo e também a forma como as peças nos fazem sentir. São realmente verdadeiras obras de arte em alguns casos e ter acesso a algo tão bonito e especial faz-me mesmo sentir orgulho. Não creio que seja algo que se possa explicar, lido assim poderá até parecer tonto. Experienciem-no e voltem a ler isto, com outros olhos, daqui a uns tempos.
O que mais me chateia é a atenção negativa que atrai. Não só na rua com comentários desagradáveis e olhares reprovadores mas também online. O curioso é que no primeiro caso virá de pessoas que desconhecem totalmente o estilo e são assim confrontados com uma realidade desconhecida de forma imediata (entendendo mais facilmente a reacção que é às vezes de choque) enquanto que, no segundo caso, isto parte usualmente de pessoas que supostamente têm algum tipo de apreço pelo estilo mas, por motivos que desconhecemos, sentem-se na obrigação e direito de ofender quem o seque de forma fiel.

5.Se tivesses de escolher um ou dois estilos que te são mais próprios,quais seriam? Sempre foram os mesmos: Classic Lolita e Gothic Lolita (variantes mais elegantes)

6.Dentro de todas as peças que tens no armário, qual é a tua favorita?
Tenho duas peças que são as minhas favoritas. São as duas da mesma loja e supostamente do mesmo estilo mas encaro-as com um espírito totalmente diferente. Uma é o vestido “Iron Gate print”: demorou tanto tempo a encontra-lo e foi bastante caro. Felizmente não tão caro como seria comprá-lo hoje. O segundo é o vestido “Blue Rose”: mal saiu fiquei completamente apaixonada, tanto pelo padrão como pela mistura de cores. Não me vejo a usá-lo como gothic que é supostamente aquilo que a marca vende mas uso imenso como classic e não me canso dele. Curiosamente, ao contrário do anterior este, quando saiu, teve críticas bastante duras nas comunidades Lolita. Li bastantes vezes a expressão “cortinados da avó” como sendo algo negativo. Para mim algo desse género é sempre mais do que positivo. Na verdade, hoje, é um dos lançamentos mais populares da marca.

7.Dentro de todas as peças lançadas no mercado, qual é no momento aquela que mais desejas? Neste momento é algo que ainda não saiu mas da qual já foram lançados alguns dados e reveladas algumas fotografias muito pouco detalhadas. Um é o vestido longo da Moi-même-Moitié com o padrão mais recente “Holy Stained Glass” e também uma nova peça verde que terá um padrão de inspiração lunar mas que de pouco se sabe ainda, também da Moi-même-Moitié. Suspense!

8.O que é que pensas da evolução da comunidade do teu país durante os 4 anos da existência da Egl Portugal? Creio que estamos numa fase muito pouco animadora. Nos anos passados havia muita gente que, sem acesso a matérias em publicações ou outros órgãos de comunicação, nos encontravam e acabavam por ficar e aderir ao estilo. Hoje em dia, mesmo com toda a divulgação penso que o número de pessoas que querem seriamente juntar-se ao estilo em Portugal tem vindo a estagnar o que é lamentável. Ao mesmo tempo nota-se o crescendo de um sentimento cada vez maior de individualismo e menor de sentimento de pertença a uma comunidade. Temos pessoas que até já admitiram publicamente que não vão aos órgãos de comunicação para promover a Comunidade (que teria sido o objectivo inicial) mas promover-se a si mesmos. Isto para mim é algo de inconcebível.

9.Há quanto tempo fazes parte da Egl Portugal? A Egl Portugal foi criada por mim em 17 de maio de 2006.

10.Existe alguma personalidade ligada a lolita ou lolita que te fascine ou inspire? Há muitas pessoas que me inspiram todos os dias. Algumas mais famosas, outras menos mas todas importantes. As comunidades de pessoas normais como eu e tu por esse mundo afora e a partilha de informação entre todos nós é aquilo que mais me inspira. Não copio os seus coordenados nem imito parte deles de forma consciente mas tenho a certeza que inconscientemente os meus favoritos estarão sempre em alguma coisa daquilo que visto e/ou gosto.
Não sou uma pessoa que é facilmente fascinada pelos outros, sou muito terra-a-terra.

11.Achas que o estilo lolita é um estilo que é bem aceite pelo público em geral? Não. Nada do que foge da norma é bem aceite pelo público em geral. Creio é que, dentro dos chamados estilos alternativos, Lolita é um dos que menos choca essas pessoas; talvez por ser fofo, bonitinho e elegante. Isso acaba por fazer com que as pessoas mais facilmente se metam com uma Lolita na rua do que com outras pessoas que vestem coisas com um ar mais agressivo.

12.O que achas que pode ser feito pela Egl Portugal para atingir opróximo passo para a promoção do estilo em Portugal? Acho sinceramente que a Egl Portugal já fez muito para promover o estilo mas cheguei à conclusão que se calhar não deveria apenas ter-se limitado ao segmento que incluí aqueles que gostam de alguma maneira de elementos da cultura pop japonesa.

13.Qual a mensagem que gostarias de deixar às lolitas portuguesas e/ou fãs do estilo? Sejam pacientes, sejam poupados, sejam sinceros e ouçam os outros. Quando alguém faz uma crítica não vos quer necessariamente mal. Querer-vos mal seria ignorar-vos e pensar sempre e apenas no próprio umbigo. Se alguém vos diz algo que não vos agrada, perguntem os porquês mas façam-no de forma educada. Isto acaba por ser uma lição de vida e não algo simplesmente ligado a Lolita. No fundo o importante é sermos todos humildes e estarmos todos ligados de forma positiva. Vamos acabar com a fase dos “eu, eu, eu, eu, eu, eu” que se vive por todo o lado. Força, irmã de armas lolita.

Muito obrigada por teres aceite responder às nossas questões. Foi um prazer entrar no teu mundo por uns instantes.

Visita-nos em: www.eglportugal.pt.vu !

2 comentários:

  1. ahhh red tonic, vc é um exemplo para nós (não só as lolitas de portugal). adoro seu ponto de vista realista e seu estilo (compartilho da mesma preferência de subestilos 8D).
    espero que continue a se empenhar e a ser admirada por mto tempo. <3

    ResponderEliminar
  2. Obrigada rika. Não sou lolita lifestyler e por isso vejo tudo da mesma forma como vejo o mundo. Não pretendo ser nenhum tipo de exemplo mas não vou mentir e dizer que o seu comentário não me fez sorrir, claro que sim. Um abraço de Portugal. <3

    ResponderEliminar